Mega Man X

 

 

Num futuro distante, o planeta Terra como conhecemos esta praticamente desconhecido. A existencia da humanidade esta quase no fim, não so ela, mas quase todas as espécimes orgânicas estão desaparecendo. A principal sociedade atual é a dos “Reploids”, seres parte metal, parte orgânico, mas inteligentes, racionais e capazes de tomar suas próprias decisões. A sociedade Reploid é bastante pacifica, sua filosofia de vida esta baseada na cultura e na preservação da historia, sendo que muitas das paisagens naturais do planeta foram reconstruídas com estruturas e esqueletos de metal (florestas, montanhas, etc). Mas, assim como em todo sistema, existem aqueles que discordam, membros que não aceitam ou não se adaptam a sociedade atual. Muitos deles são inofensivos, mas muitos são perigosos e dentre estes se destacam os “Mavericks”, terroristas que sem nenhum pudor atacavam em destruíam tudo que estivese em sua frente. Uma força especial conhecida como Maverick Hunters (MH), composta pelos mais fantasticos reploids guerreiros, foi criada para combater essas ameça. Mas quando o intrépido Sigma líder dos MH, traiu seus aliados e debandou para os Mavericks, a população ficou aterrorizada agora que um inigualável general havia se unido ao inimigo, o fim de sua sociedade utópica parecia próximo. Será que  existe uma salvação para todos?

 

Megaman X

 

Você assume o papel de “X” um MH novato que foi encontrado numa capsula em estado de hibernação, pelo Dr. Cain (um dos poucos humanos ainda vivos) membro do MH, nos antigos escombros enterrados do abandonado laboratório do Dr. Light. Devido ao seu grande potencial, X foi recrutado para o grupo, fazendo parte da unidade de Zero, o melhor Hunter desde Sigma e também é o tutor de X.

"Quando um fodão fala, o outro abaixa a orelha"

 

Interpretações à parte, Megaman X foi lançado em 1993 para Super Nintendo pela Capcom, a primeira sub-serie do  titulo principal, que já havia conquistado seu sucesso. Keiji Inafune já queria migrar a série para uma plataforma mais avançada como o Super Nintendo já tinha algum tempo. Depois de cinco sequências do Mega Man original, ele temia que a formula do jogo ficasse saturada e enjoativa. O jogo desta vez havia adotado um enredo mais maduro, mas seu estilo de gameplay continuava praticamente o mesmo.

"Quem não tem a música dessa fase na cabeça hein?"

 

"Sempre fui fã de Megaman" e este jogo em especifico é bastante carismático por ter sido o primeiro do gênero que joguei. O Megaman “clássico” quando estreou no NES em 1987 mesmo tendo feito muito sucesso, ficou conhecido por ser um jogo hardcore, sinceramente, o jogo era foda mesmo, os estagios davam muito trabalho mesmo depois de decorados e era praticamente impossível atravessar a estrada até os Robot Masters sem se ferir. Keiji Inafune criador do personagem, não queria repetir a indigestão do primeiro jogo de plataforma, então esse primeiro jogo para o SNES era relativamente jogável, mas não quer dizer que era um passeio no parque.

O boa inserção em relação a série original é o estágio inicial, a Auto Estrada Verde (uma fase icônica na série), servia para mostrar os cmando básicos do game para o jogador. Embora o desafio não fosse grande, é uma boa forma de testar seus reflexos contra os inimigos básicos, além de aprender seus padrões de ataque.

Na tela de seleção de fase é possível ver uma imagem do estágio, sua localização no mapa e também uma breve descrição do Maverick selecionado.

 

Depois do estágio inicial o jogo contava com os já manjados oito estágios, cada um chefiados por um Robot Master que desta vez não possuiam um nome baseado no que faziam com o sufixo “man” tipo: "Torradeiraman" ou "Hot Dogman", eles eram nomeados como "foras-da-lei" do velho oeste, o que de certo modo lhe dava mais carísma (tem haver também com o lance de serem Mavericks). Os cavalheiros a serem derrotados desta vez são:

Launch Octopus: é um Maverick do tipo polvo, ele era um Maverick Hunter da 6ª Unidade Marinha sob o comando de Sigma, o que fez com que ele acabasse seguisse seu superior em sua revolta. Ele (ou ela) parece que é amigo e/ou irmão e/ou conjuge de Volt Kraken, dependendo da tradução. Com muito poder de fogo e conhecimento militar para combinar, esse intelectual usa seu cérebro acima de músculos para enganar seus inimigos, ele tomou as cidades oceânicase e está planejando cortar todas as rotas marítimas.

Chill Penguin: Também conhecido como "Icy Penguigo" (alias, eu sempre me refiro a ele assim, esse é o nome nas minhas lembranças). Ele se mudou para a 17ª Unidade de Elite e estava sob o comando dE Sigma. Durante esse tempo, ele também liderou uma companhia dentro da Unidade de Elite chamada "Chill Penguin Company", identificada por Reploids humanóides cobertos por armaduras azuis. Quando a revolta começou, soou divertido para ele, então ele se juntou para deixar seu posto chato no Pólo Sul. Havia forte animosidade entre ele e Flame Mammoth. Possivelmente, como resultado, sua derrota congela a lava no estágio posterior, permitindo que X passe sobre ela tranquilamente.

Flame Mammoth: Líder do 4º Batalhão Terrestre, ele costumava servir no Oriente Médio. Ele sempre teve uma atitude arrogante e orgulhosa, vangloriando-se de seu grande tamanho e força, sua tendência a desprezar os menores e mais fracos fez com que ele tivesse um péssimo relacionamento com seus subordinados. Ouvindo sobre a rebelião de Sigma, ele sonhava em ter uma compreensão ainda maior de seu próprio poder e potencial, além de continuar com seus atques violentos. Decidiu então se juntar à rebelião, embora nenhum de seus batalhões o seguiu para se juntar aos Mavericks. Ele planeja deixar seu poder de fogo falar, assumir uma área industrial e transformá-la em fabrica de armas.

Boomer Kuwanger: Ele era um Maverick Hunter da 17ª Unidade de Elite sob Sigma, a mesma unidade que seu irmão Gravity Beetle e X. Excelente em coletar e análisar dados de combate com uma lógica impressionante. Quando Sigma se rebelou, ele usou o raciocínio dedutivo e se juntou à rebelião só depois de muito analisar o caso. Ele assumiu o controle de uma torre que seria o símbolo de uma cidade e a usou como fortaleza.

A clássica cena de apresentação dos Robot Masters, que aqui são conhecidos como Mavericks,
Reploids separatistas que declararam guerra aos humanos e Reploids que vivem com eles.

 

Sting Chameleon: Ele era um Maverick Hunter no comando da 9º Batalhão Especial (Rangers) sob Sigma. A sua língua que é utilizada para ataques rápidos, junto com sua habilidade de se misturar ao ambiente, faz dele um Caçador altamente habilidoso. Por outro lado, é conhecido por ir longe demais seguindo seu mantra: " qualquer meio necessário", é chamado de covarde por seus truques às vezes dissimulados e sorrateiros. Além disso, quando questionado por X por que Sting Chameleon entrou para Rebelião Sigma, ele sugere que, diferentemente dele, possivelmente alguns outros Maverick Hunters, que se tornaram Maverick, podem ter sido forçados a se juntar devido a reféns envolvidos.

Spark Mandrill: Também vem do mesmo 17º batalhão de X. Possui imensa força e um poderoso ataque de choque elétrico, mas não é conhecido por ser um cara muito inteligente. Ele obedientemente seguiu Sigma, seu superior, na rebelião. Ele atacou as usinas elétricas da cidade, paralisando-a. Ele provoca o dano que quer e deixa para seus subordinados limpar a bagunça.

Storm Eagle: era um líder Reploid nobre e popular da 7ª Divisão de Cavalaria Aérea dos Maverick Hunters, onde ele era um bom amigo de Storm Owl. Quando Sigma começou a revolta Maverick, ele foi forçado a submissão após uma tentativa fracassada de parar Sigma. Por causa dessa derrota, ele lealmente, ainda com relutância, concordou em seguir Sigma em sua rebelião. Storm Eagle estava originalmente servindo na base de mísseis, antes de ser transferido para a 17ª unidade de elite por um curto período de tempo. X e Zero mostram muito respeito por ele; Vile, no entanto, o odeia, considerando-o insuportavelmente presunçoso. O seu forte são as "dog fights" ou batalhas aéreas. Sempre calmo, frio e cauculista, ele não fala muito e pode ser difícil de abordar, embora seja muito popular com seus homens. Sempre achei ele o vilão mais maneiro, com o estágio e música de estágio mais maneiros.

Armored Armadillo: Ele era um Maverick Hunter líder do 8º Batalhão Blindado. A armadura de aço que envolve seu corpo possui um alto nível de força defensiva, tornando a maioria dos ataques inúteis. Assim como seu exterior duro sugere, sua personalidade é áspera e corajosa. Quando seu mestre se tornou um Maverick por se rebelar contra a humanidade, ele seguiu o exemplo apenas para ser leal. Já que ele precisa de minério extraído e minerais para munição, ele deve manter o controle sobre uma mina para manter seu suprimento chegando.

X pode encontrar duas variações da Ride Armor para usar: Uma versão verde no palco do Chill Penguin, e uma versão em vermelho no palco do Sting Chameleon, assim como o Sigma Stage 2.

 

Tal como dito, a jogabilidade seguiu a mesma tendência que a série original, X pode atirar enquanto salta e corre, além de poder "escalar" paredes, pulando nelas. Mas sem dúvida a maior novidade é a armardura "First Armor". X pode encontrar as Cápsulas de Armadura ao longo dos estágios do jogo. Eles foram escondidas pelo Dr. Light para ajudar X em seus combates, caso alguma coisa acontecesse. Dado o histórico, não é surpresa ele ter pensado nisso...

As capsulas estão normalmente escondidas, mas a Cápsula da Perna, que é necessária para pegar o resto das cápsulas, está à vista e é impossível evitar recebe-la. (Depois de jogar o jogo várias vezes, um desafio para a galera na época era tentar zera-lo apenas com essa parte da armadura ).

 

A First Armor é dividida em:

Foot Parts: Contém o programa Dash, que concede a X a capacidade de "deslizar" no chão para um movimento mais rápido. Esta habilidade de traço foi projetada para ser internalizada dentro do próprio sistema de X, assim sendo, nos jogos depois deste, ele tenha essa mesma habilidade sem o uso de qualquer armadura. É a única cápsula de armadura que esta completamente exposta, sendo impossível desviar dela.

Body Parts: Reduz todo o dano recebido em 50%. A cápsula esta escondida na fase da floresta (Sting Chameleon), você pode obte-la depois de vencer uma sub-boss.

Head Parts: X pode pular em certos blocos (cabeçadas) e destruí-los. Além disso, X é protegido de quaisquer rochas que caiam sobre sua cabeça com esta parte equipada, exceto para rochas que contenham inimigos.

Arm Parts: O X pode carregar até três níveis de carga, concedendo um Charge Shot mais potente e a capacidade de carregar armas especiais obtidas de Mavericks derrotados. Podemos dizer que essa parte é obrigatória também, já que você a recebe depois de um evento.

Hadouken: Estes é o maior trunfo de todos, além de uma surpresa maravilhosa. Durante muito tempo foi um mito, até um dos garotos atingi-lo na locadora. Essa cápsula é encontrada no estágio do Armor Armadillo e pode eliminar a maioria dos inimigos e chefes em um único ataque. O método para conseguir isso é complexo: o jogador precisa pegar todos os itens (partes Sub Tanks, Heart Tanks e Armor) e fazer com que X perca sua vida três vezes consecutivas antes que a cápsula apareça na parte final da fase. Para usar o hadouken, X não pode estar equipado com nenhuma arma especial, bem como sua barra de vida deve estar completa.

Chill Penguin ocupa uma base nas montanhas em Mega Man X, o conteúdo do tanque nas costas é inflamável,
então ele é facilmente queimado com Fire Wave.

 

Depois de vencer todos os Maverick rebeldes é hora de ir atrás de seu líder, Sigma. X e Zero descobrem a localização da fortaleza do Maverick e partem para o confronto final. Tal como os "Castelos do Willy", o Palácio de Sigma é dividido em quatro partes, incluindo um ultimo confronto com todos os oito Mavericks anteriores, nenhum mistério até aí.

O destaque mesmo fica para a utlima fase, o confronto final com o líder rebelde. Sigma vai primeiro enviar seu animal de estimação, Velguarder, para testar o valor de X, antes de confrontá-lo empunhando um "sabre de luz?". Ao derrotar o lorde sith em sua primeira forma, a cabeça de Sigma se prende a um corpo gigantesco canino chamado "Wolf Sigma". Essa forma ataca com garras, eletricidade e fogo, e só pode ser danificada mirando sua cabeça.

Uma vez que Sigma foi vencido, é hora de abandonar o local que esta prestes a explodir. Enquanto X obseverva a fortaleza ao fundo sendo engolida pelo oceano, ele imagina se algum dia ele realmente poderá viver em um mundo pacífico como seu criador imaginou.

Por quanto tempo ele continuará lutando? Quanto tempo sua dor continuará?
Talvez apenas seu X-Buster na sua mão saiba a resposta…

 

De forma geral o jogo foi muito bem recibido na época. Este foi o primeiro jogo de Mega Man para a plataforma atual e a mistura entre os elementos antigos e novos dessa série agradou a todos os tipos de jogadores. O título é tão amado que saiu em diferentes coletaneas posteriorme junto de suas continuações. E apesar de existirem aqueles que acreditam que a série não tem mais popularidade, basta observar a euforia que os fãs estão para a chegada do epsódio 9, ou mesmo aqueles que esperavam alguma coisa do genérico Might Number 9. A verdade é que Megaman X é um jogo fenomenal e co certeza esta na lista de qualquer um que escolha os melhores jofgos de SNES. Heh, eu não sei você, mas para mim, com certeza esta!!!!

 

                                                  

Coriosidades ou não, sobre esse assunto, ou não...

Capa de Mega Man Zero 4

Mega Man Zero

Eu poderia ficar um bom tempo falando de um personagem dessa série, querido o suficiente para influenciar meu nickname, e inspirar muitos outros gamers também. Todos sabem que Zero é foda, Inafune também. O ponto é que Zero seria o "Mega Man x". Confuso? Eu explico. Keiji Inafune havia imagina o visual de um Reploid bad-ass loiro de cabelo comprido como o visual do protagonista daquele jogo. O problema é que a galera da Capcom não considerava aquele um visual muito a la Mega Man, então o visual do protagonista foi modificado para o X que conhecemos hoje e o design "vermelho" acabou se tornado o Zero que conhecemos hoje. Ainda assim, Zero ganhou uma série própria iniciada no Game Boy Advance, conhecida como Mega Man Zero. Ambientada depois da saga X, esta é mais uma obra de arte que vale á pena ser conferida.

                                                 

Mega Man X em Mega Man...

Tipo, você lembra daquele desenho animado do Mega Man dos anos 90? "É a ferro fogo, tchurururu... Mega Man!" Então, no epsódio 26, X faz uma participação especial. Neste epsósio, X volta para o passado (dele, presente do Mega Man clássico) para impedir Vile que aqui se indentifica como um "Repliróid" enviado por Cigma (desse jeito mesmo), que quer acessar a fábrica de plasma para rouba os projetos de armamanentos avançados (no passado). X aqui é um tanto irresponsável e com a ajuda do clássico aprende sobre suas diretrizes e deveres. Entre loucuras aqui e acolá o epsódio em sí foi uma propaganda da Capcom from US para criar hype do novo jogo que estava para ser lançado no SNES.

Mega Universo

Como dito, Mega Man X é a primeira sub série de Mega Man criada, no total hoje existem 7 séries derivadas. A Captom esta para trazar o Mega Man 11 e Mega Man X9. Se a resposta dos fãs se manter, quem sabe eles não trazem novos epsódios das outras séries também. Eu queria, não, eu queria mesmo ver um novo Mega Man Legends... Mas por enquanto, a gente só pode sonhar.

Deixe um comentário
0 Comentários
Atualizar comentários!