Quackshot

É o ciclo sem fim...

No inicio dos anos 90 a Disney estava no auge. Numa época onde sua parceria com a Pixar (e depois aquisição) estava distante, nós éramos maravilhados com excelentes animações musicais, cujos incríveis melodias ficam gravadas em nossas memórias ate hoje. A fama dos filmes da Disney despertou o interesse de diversas produtoras de games que desesperadamente tentavam adquirir a licença para produzir jogos baseados nos filmes e ela mesma viu ali, um interessante investimento para o futuro.

A Disney vendeu sim algumas licenças para produtoras como a Capcom, que fez a incrível versão de Alladin para Super NES, mas também criou a “Disney Interective Studios” uma divisão especializada em criar jogos/softwares de suas animações, como foi o caso do também Alladin desta vez adaptado para o Mega Drive/Genesis que constituía em um jogo totalmente diferente do produzido pela Capcom, mas ainda assim, muito bom. Apostando na fabrica de criar sonhos, a Sega formou uma parceira com a Disney Interctive Studios, para criar um novo game. Nada baseado em um filme, mas historia totalmente original que viria a cativar milhares de fãs ao redor do globo.

 

Quackshot

 

Quackshot é um jogo de plataforma lançado para Mega Drive em 1991, embora o primeiro jogo do Sonic já tivesse sido lançado, usar os personagens da Disney em seus jogos era um boa forma da Sega provomer o Genesis em território americano. Estrelado pelo querido Pato Donald, este game não traz só o genro plataforma, mas também pode ser considerado um “adventure”, tipo de jogo onde é necessário resolver alguns enigmas e charadas para poder prosseguir no jogo. Diga-se uma espécie de Tomb Raider, mais “soft” e com todo charme dos estúdios Disney, visto Donald vestido a lá Indiana Jones.

 

 

Nenhum desafio do jogo chega a ser muito difícil para que você precise de um detonado para termina-lo. Talvez, assim como eu, você deva ter tido alguma dificuldade quando jogou isso enquanto criança. Eu mesmo não me importava muito com detalhes, só queria jogar (Press Start and GO for broke!), ler então... Ainda mais em inglês... A maioria dos jogos costumava oferecer jogos simples e sem enredo apenas uma “justificativa” rolava pra você saber o que estava acontecendo. Bem diferente de hoje, abençoado seja FF e RE por me ensinarem outro idioma. Comento tudo isso porque foi durante este review, que eu terminei Quackshot pela primeira vez.

 

 

Bom... Um dia Donald encontrou um velho livro no escritório do Tio Patinhas, o titulo do livro era “O Grande tesouro do Rei Pato Garuzia”, de acordo com o livro, Garuzia foi um poderoso líder do Reino dos Patos. Pouco antes de morrer, o rei Garuzia escondeu sua mais preciosa posse em um lugar secreto. Escondido dentro do livro, Donald encontrou um mapa com pistas de onde o tesouro poderia ser encontrado. “Com um tesouro como este, eu seria mais rico que o Tio Patinhas” exclamou Donald, enquanto era espionado pela janela por um dos lacaios do Bafo. Donald levou Huguinho, Zezinho e Luizinho para o avião e juntos partiram para aventura, sem saber que seriam seguidos pelos bandidos do Bafo...

Em seu inventario, Donald conta com sua fiel “plunger gun” que disparando um desentupidor pode paralisar um inimigo por determinado tempo ou grudar em superfícies, a “popcorn gun”, que se equivale a uma shotgun, mas carregada com milho (12 versão Disney) e a “bubble gun” que dispara bolhas que derretem concreto, madeira e outras substancias. Além do material que você encontra durante a ventura: como mapas, chaves e pergaminhos.

Um Verdadeiro Mapa!

 

A primeira parte do jogo gira em torno da busca do segundo mapa do tesouro (o primeiro mapa leva a este) escondido em algum lugar na Transilvânia, mais precisamente no castelo do Conde Drácula. Porem, para ter acesso ao mausoléu, e necessário resolver alguns enigmas que vão te levar ao México e a Patópolis também.

Em busca do diário Viking

O segundo mapa trás pistas sobre onde ficaria o reino do Rei Garuzia, mas para desvenda-las é necessário o lendário diário de viagens vikings, porém o mesmo não se encontra com os grandes guerreiros nórdicos. A busca pelo diário te levara não somente para os mares do norte, mas também nas areias quentes do Egito, os jardins secretos da Turquia e ate mesmo para as geleiras do Polo Sul.

A Ilha

Tudo esta finalmente claro, com a ajuda do mapa e do diário, nosso herói descobriu a verdadeira localização do tesouro, só resta ir ate lá e pega-lo. Mas à medida que Donald se aproxima do sucesso, os vilões se aproximam dele.

As animações do game são um tanto limitadas, muita coisa é reciclada em determinadas “cutscenes”, não que o jogo tenha alguma de fato, mas você me entendeu. A trilha sonora é bonitinha por se dizer, nada especular, talvez a única musica que fique em sua memória seja a musica do Polo Norte, ou quem sabe a musica dos chefes, que se cuja intenção fosse te irritar profundamente, ela cumpria bem o seu papel.

 

O ponto negativo do game é ele não possuir passwords, você tem que zera-lo de uma vez só, o que é muito ruim. E na boa, por mais que você explique a situação, a historia, a herança, ou todo o sentimento e nostalgia que o jogo carrega... Sua namorada não vai entender o porquê de vocês estarem jogando esse jogo, se vocês tem um console de ultima geração, não vai aceitar e vai te encher até você colocar o novo Resident Evil, sem falar que o meu Mega podia ter queimado com o trovão que caiu.  Era difícil encontrar Quackshot numa locadora, sendo o jogo tão bom, eu também me lembro de que ele vinha com mais outro titulo dentro do cartucho, assim você alugava dois por um, pra alugar era necessário fazer reserva (pois é...) e no final das contas você acabava desistindo.

 

 

Por hoje é só, caso vocês saibam de alguma coisa que eu não listei, por favor, me corrijam e já me desculpo por algum comentário infame. Se vocês tiverem a possibilidade, joguem Quackshot, fiquei muito nervoso, mas me diverti muito e recomendo a vocês. Agora podem escolher o seu Robot Master e até o próximo review.

 

Curiosidades

 

Quackshot foi um titulo inédito, e mesmo os criadores afirmarem que o que inspirou o jogo foi o filme de Indiana Jones e a ultima cruzada (terceiro filme da saga), muitos acreditam que o jogo foi baseado na série animada “Duck Tales”, que era exibida na televisão no inicio dos anos 90. Pra descartar essa hipótese de vez, saibam que Duck Tales já havia sido lançado para o NES em 1988 e posteriormente também para o primeiro Game Boy. Ou seja, a Sega e a Disney trabalharam em um projeto totalmente novo.

 

 

O cartucho que eu usei nesse review é do mesmo tipo que eu alugava quando era criança, vem com dois games dentro. O jogo que perdeu para Quackshot na moedinha foi “Castle of Illusion” estrelado por Mickey Mouse, que apesar de aparentar ser um jogo bonitinho... Não se deixe enganar, ele é hardcore, hardcore mesmo, tanto que eu nem me atrevia a joga-lo. Ficar dividido entre os dois games foi chato, mas só um tinha que ir para review, COI apesar de linear é um jogo muito bom e merecia um post só dele. Quem sabe um dia...

                                                    

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