Hudson's Adventure Island 3

Prefácio:

Wonder Boy "1" da Sega


Em 1986 a Sega lançou para os arcades o carismático Wonder Boy, jogo de plataforma onde protagoniza um garoto usando uma saia havaiana que, para salvar sua namorada, ele precisa superar obstáculos, pegar machado como arma, andar de skate e viajar em 9 fases de 4 atos com 1 chefe cada.
O jogo fez muito sucesso e por ser um jogo da Sega, por simpatia ele seria portado para o Master System. A Big N desejava um port do game para o NES mas a Sega foi irredutível. Restou então a Hudson Software criar seu próprio "Wonder Boy",  levemente inspirado no original. 

Hudson's Adventure Island 3


Lançado no final da vida do Nintendinho, já em 1992, Adventure Island 3 é um jogo de plataforma de ainda conseguiu dar um respiro no 8 bits da Nintendo. Ou quase, talvez você nunca tenha ouvido falar desse jogo, só um grupo seleto de pessoas o conheceu na época, mas aqui estou me referindo a qualidade de jogo.

Era para ser Wonder Boy só que não...

 

Master Higgins, o protagonista, que aqui chamaremos de Nhonho (vide semelhança) estava curtindo com sua namorada Tina a tranquilidade da vidinha em uma ilha deserta, até que alienígenas (tinha que ser eles) resolvem sequestrar a moça sem motivo. Cabe agora a Nhonho atravessar as 8 ilhas atrás de sua amada.

O "forrózinho" que toca no mapa gruda na cabeça. 

 

O jogo é dividido em 8 mundos não necessariamente um para cada ilha, você estará perseguindo a nave alienígena pelo mapa enquanto ela tenta fugir do planeta.
Antes de cada estágio, você pode conferir no mapinha sua posição na aventura e posteriormente a tela de inventário onde você pode escolher seus itens e montarias, tudo isso acompanhado do forrózinho assobiável.

Power Ups: a "Beringela Maldita" aumenta a velocidade que sua Stamina reduz, a "Fadinha" te deixa invencível e o Relógio congela inimigos e plataformas por um curto tempo.

 

Você sempre começará com "0" em tudo e terá que ir aumentando seus recursos conforme avança no jogo, as primeiras etapas serão mais generosas e as fases secretas também contribuirão bastante se você as encontrar, e deve, porque os últimos mundos vão exigir muito e não lhe fornecer praticamente nada. 

O machado é rápido, mas tem curto alcance e causa pouco dano. O boomerang pode destruir diversos itens e inimigos com um só golpe, mas é lento. O cristal pode de proteger de um único golpe.

 

Não dá pra ficar de bobeira no jogo porque a barra de Stamina (ou tempo como você preferir), diminui relativamente rápido e você precisa pegar as comidinhas para se manter vivo e recuperar a energia.  As frutas regeneram uma pequena quantidade de energia enquanto leite e carne restauram a Stamina toda, não há um modo de aumentar a Stamina total e ela só não estará presente nas batalhas contra chefes.

Os chefes possuem um único padrão de ataque, a intensidade é aumentada depois de um tempo, mas o padrão permanece o mesmo.

 

Os inimigos são bem variados, mas possuem um padrão de movimentação. Você pode encontrar alguns deles em locais que teoricamente não faria sentido: como o sapo em um vulcão ou até mesmo nos céus;  mas nenhum inimigo com um é tão peculiar quanto o "Diabinho Velocista".  Os chefes são relativamente fáceis de se enfrentar, basta você decorar seu padrão de ataque.

É importante gerenciar seus recursos, as fases mais avançadas demandarão mais itens e montarias. 

 

Nhonho morre com um único hit, a não ser que o o golpe seja absorvido pelo seu pet, que morre no processo, ou pelo cristal (funciona como o escudo do Sonic), item super raro que você só encontra nos bônus (ao executar um "perfect bônus") ou nas fases de transição, que são locais secretos dentro das fases que podem alterar a rota de sua jornada em um determinado mundo. 

Áreas secretas nos meios das fases podem oferecer recursos preciosos, rotas alternativas e até mesmo a opção de pular para outro mundo. 

 

Sobre as fases,a maioria delas são curtas e de progressão lateral bastando você avançar só da esquerda para direita. Existem outros níveis maiores de áreas mais abertas onde, teoricamente, você poderia explorar mais (lembre se da Stamina). Contudo, a variação de level style é muito boa: Coastal Clash (estilão Green Hill), Oak Forest e Bottomless Pit são segmentos que repetem bastante no início do jogo; existem outros como a fase da cachoeira, pirâmide, fossil ou o navio naufragado que são experiências únicas.

Você pode encontrar uma montaria em qualquer fase e de forma aleatória, mas elas funcionam melhor em território específico. 

 

Como já citado, para ajudar em sua ardua jornada, nosso herói vai contar com a ajuda de seus amigos animais (montarias), um diferencial para a maioria dos jogos de Nintendinho, eles já estavam lá nos títulos anteriores, mas não com a mesma mecânica.  Eles sao representados pelos naipes das cartas de baralho e uma estrela, cada um deles funciona de maneira perfeita em um determinado ambiente, de cara, da pra dizer que o pterodactyl é o melhor deles, e é mesmo, eu adoro o Dragão Azul (porque é de Gelo e tal, tal, tal...), mas quando você perder uma porrada de vidas em alguns estágios você verá o quanto essa "ave" quebra o galho simplesmente voando por cima de tudo.

Alguns mapas oferecem fases únicas como:
"Cascading Torrent (Cachoeira)", "Fossil Lair (Esqueleto)" e "Pyramid Crypt (Pirâmide)"


Em geral, apesar de a principio ser um copia canastra de Wonder Boy, Adventure Island 3 é um excelente jogo de plataforma, divertido e direto. O fato de não ter como salvar seu progresso nem chega a ser um problema, a possibilidade de pular mundos ou mesmo curtir sua jornada e ir colecionando os animais e itens já torna toda experiência super agradável. Dica certa para quem curte o gênero. 

Curiosidades ou não, sobre esse assunto ou não

Como deixar um jogo mais carismático. 

Não sei você, mas eu nunca estive diante desse jogo até os dias atuais, embora eu o tenha jogado muito na minha infância. Curioso???
Pois é, na minha curta experiência com o Nintendinho (Top System no meu caso), eu joguei esse jogo como "Super Mario 11" e durante muito tempo, muito tempo mesmo eu acreditei fielmente que assim o era. Imagine as conversas com os amigos tentando convence los que eu já tinha jogado Super Mario 11, e você podia montar em um Pterodactyl! Tudo isso quando Yoshi ainda era novidade? Paguei de mentiroso, mas valeu a pena...

 

                                                  

Deixe um comentário
3 Comentários
Atualizar comentários!