Sonic the Hedgehog

Prefácio


Era 1991, depois de um bom período cativando o mercado americano e europeu,  a Sega agora tem que lidar com a ascensão do Super Nintendo, o poderoso 16 bits da empresa que havia reestabelecido a indústria dos games estava atraindo muita atenção, principalmente com o lançamento casado com Super Mario World. O mascote já consagrado da Nintendo, dava uma surra no orelhudo Alex Kidd, que depois de um bom jogo no Master System, não emplacou mais nenhum título relevante. Estava na hora da Sega reagir e a reação viria de forma rápida. 

Sonic the Hedgehog (SMS).



O jovem ouriço Sonic sabia como se divertir: colhendo anéis, pulando e correndo por aí na velocidade do som na pacata South Island. Um dia porém, o maléfico Dr. Robotinik decidiu dominar todo o local transformando os habitantes em robôs e os usando como seus minions. E é claro que nosso herói não podia deixar barato.

 


Sonic the Hedgehog trouxe novamente o Mega Drive/Gênesis  à relevância com o jogo rápido de ação frenética, e tentando pescar todo seu público o jogo teve versões também para Arcade e Game Gear, mas traremos aqui versão do Master System.

 


A limitação do console de 8 bits não impediu que um bom jogo fosse feito. 
Marble Zone, Spring Yard Zone e Star Light Zone não estão presentes nesse game, o que não chega a ser um problema, as sequências de fases ficaram muito boas principalmente com a adição do mapa que mostra todo seu progresso por South Island.  Essas mesmas fases trazem progressões diferentes da habituais vistas em jogos do Sonic como o ato dois de "Bridge" onde a tela se movimenta automaticamente ou a progressão vertical no mesmo ato de "Jungle". Mesmo as fases presentes, não possuem a mesma progressão ou áreas vistas no Mega. O último ato de cada zona também se resume em um embate com o próprio Robotinik, mas sem anéis.

 


O jogo tem algumas peculiaridades que podem gerar alguma confusão ao jogador:
Caso você seja atingido por um minion todos seus anéis serão perdidos sem possibilidade de recuperá - los. O contador de anéis só vai até 99, o próximo anel zera a contagem e te deixa vulnerável. O que as vezes faz você decidir se prefere fazer vidas ou ir para o Special Stage.
O Special Stage do jogo se resume a pegar o máximo de anéis possíveis em campo cheio de molas e ricochetes antes do tempo acabar. Não há como ampliar esse tempo ou pegar todos os anéis (nunca vi); e a placa do Robotinik no final da fase da uma sensação de derrota. Mas esses estágios são a única forma de se conseguir continues.

 


As seis esmeraldas do caos são coletadas durante as fases, no primeiro e segundo ato, ao invés de serem coletadas no já mencionado Special Stage como no Mega Drive. Elas ficam no meio da fase em algum ponto escondido, necessitando um pouco de perícia do jogador, porque você não terá outra oportunidade.

 


Os sprites de Sonic e dos inimigos são simples. Os cenários já são mais trabalhados principalmente se tratando de um jogo 8 bits. A trilha sonora foi composta pelo lendário Yuzo Koshiro com destaque para o tema de "Bridge"
Os constantes slowdowns podem chatear um pouco, mas da pra sentir toda a velocidade do ouriço através dos poucos botões do Master.

 

Embora existam grandes diferenças entre esse jogo e o original, A versão do Master pode ser tão divertida quanto: 
chefes novos, fases novas, desafio diferente. Sonic the Hedgehog para SMS é o obrigação para os fãs do ouriço. 

                                                   

 

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3 Comentários
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  • este vale a pena jogar no Mega mesmo, apesar de ser ótimo já no master

  • Calma, ele só ficou de fora, pois jogaremos ele no Mega Drive, que foi o console original de seu lançamento, mesmo sabendo que a versão de Master é um pouco diferente.

  • Esse jogo é muito foda, ainda não acredito que ficou de fora da lista do "Jogo da rodada" do site ='(